Programação Oficinas
Bem-vinda(o)!
Para participar das OFICINA(S) da 3ª edição do Primavera em Cena – Festival de Teatro de Garopaba/SC, que acontecerá de 19 a 29 de setembro de 2025, é necessário fazer sua inscrição no formulário abaixo.
A 3ª edição do PRIMAVERA EM CENA – Festival de Teatro de Garopaba é um projeto cultural produzido pelo Coletivo Das Flor, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Garopaba e o incentivo da CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina.
Antes de enviar sua inscrição, verifique sua disponibilidade e compareça no local selecionado no dia da oficina. Ao evitar desistências, você nos ajuda a manter as oficinas gratuitas.
FIQUE ATENTO! (Ao pré requisito de cada oficina)
Para efetivação de sua inscrição, é necessário preencher por completo o formulário abaixo da programação. O resultado da seleção será divulgado por esta página. Nossa comunicação será sempre realizada por e-mail. Fique atento aos seus dispositivos de comunicação para estar sempre atualizado com nossas informações.
Atenção, caso não receba a confirmação de sua inscrição no seu email em até 24hs após enviar a ficha de inscrição, entre em contato pelo email contato@primaveraemcena.com.br
Ficamos muito felizes com a sua adesão.
Evoé!
Luciane Panisson
Diretora Geral e Artística
Programação
Dia 19
A gramática dos pés: uma vivência do Método Suzuki com Matheus Yoshino Russo (SC) - 18:30h
A gramática dos pés: uma vivência do Método Suzuki com Matheus Yoshino Russo (SC)

19.09
18:30hs
Atitude Centro de Dança
Sinopse: A oficina propõe uma vivência introdutória ao Método Suzuki de Treinamento de Atores, criado por Tadashi Suzuki e desenvolvido com a SCOT no Japão. Focada na presença cênica, no rigor físico e na consciência corporal, a prática busca reconectar o ator à sua percepção e expressividade por meio de exercícios intensos baseados no centro de gravidade, no silêncio e na resistência. A oficina é conduzida por Matheus Yoshino, ator e encenador teatral formado pela UFSC, com experiência no treinamento realizado em Toga com a própria companhia pelo programa ‘Suzuki Toga Summer Camp 2024’. Voltada a entusiastas e profissionais da cena, a atividade oferece módulos introdutórios para os princípios-base do Método Suzuki.
Duração aproximada.: 4h
Público: artistas com disponibilidade física.
Sobre o artista: Mateus Yoshino Russo é autor dramático, encenador teatral e ator formado pela UFSC. Participou do programa Suzuki Toga Summer Camp 2024, onde treinou o Método Suzuki em Toga, Japão, conduzido diretamente pela companhia SCOT. Atualmente dirige e produz a montagem “Cimbeline” de William Shakespeare, projeto vinculado à Cia Miletrê, e o espetáculo com texto de sua autoria “Azul da Prússia”. Foi premiado como autor dramático pelo seu texto “A Bota do Soldado” pelo Conservatório de Tatuí em 2024, onde teve o texto publicado pela revista BULI. No mesmo ano, encenou seu texto “Azul da Prússia” e publicou a obra “A Bota do Soldado e outras peças curtas”. Teve seu texto dramático Os Saltadores encenado por alunos da Universidade de Nanjing na China no projeto internacional 1001 PLAYS, através do NEEDRAM também em 2024. Em 2025, teve seu texto “O Labirinto” selecionado e apresentado no festival JOTE-JITAC. Criou também um blog intitulado “DRAMAS DE BOLSO” , com micropeças. disponíveis no site yoshino-br.weebly.com. Como ator, trabalhou no filme “Machado Vivo” realizado através da Lei Paulo Gustavo”. Atuou no espetáculo “O Espectador Condenado à Morte” de Matéi Visniec dirigido por Leonardo Ertel e contemplado pela Lei Paulo Gustavo em 2024. Participou do filme “Formosa” no 48 Hour Film Festival Floripa em 2022.”
*Para a efetivação de sua inscrição nesta oficina, é necessário o envio do Termo de Responsabilidade e Termo Aptidão Física, disponível abaixo, para o e-mail contato@primaveraemcena.com.br no ato da inscrição.
Dia 22
Oficina de Triangulação Cênica com Bruno Mancuso - Circo Rodado (PR) - 14hs
Oficina de Triangulação Cênica com Bruno Mancuso - Circo Rodado (PR)

22.09
14hs
CasaLab Lagoa
Sinopse: A oficina de Triangulação Cênica, conduzida por Bruno Mancuso, palhaço, diretor e produtor, oferece um espaço para explorar a relação entre performer, objeto e público. Com experiência em projetos como a companhia “Circo Rodado” e “Trupe da Saúde”, o ministrante propõe exercícios práticos que desenvolvem foco, percepção e interação cênica, conectando técnica e expressividade de maneira a colaborar com o aspecto da conexão com o público. A oficina explora o conceito de triangulação cênica, essencial para a conexão entre performers, objetos e público. Os princípios trabalhados incluem: Direcionamento do olhar (com a máscara nariz); Percepção espacial e foco; Exploração corporal vinculada ao olhar da máscara; Dinâmica de triangulação com objetos; Relação performer-objeto-público; Controle do tempo e foco na triangulação; Interação e foco coletivo; Conexão entre participantes; Gestão do foco individual e compartilhado; Jogos cênicos; Criação de cenas breves utilizando triangulação; Reforço da narrativa e finalização.
Duração: 4 h
Público: acima de 17 anos e com disponibilidade física. Para palhaços, bailarinos, atores, artistas da cena, performers e demais interessados.
Sobre a artista: BRUNO MANCUSO – Palhaço; Diretor; Produtor. Trabalha como palhaço em hospitais junto ao projeto “Trupe da Saúde” desde 2012 e integrou as montagens cênicas “Super-Homens” (2010 e 2014), “Parido” (2012), “Sirema e Pelúcia em O Carteiro” (2013), “Boa Noite” (2015), “Confraria de Palhaços” (2015), “Reprises Pareadas” (2016), e “O Grande Show” (2018). Foi integrante do coletivo criador de “Palhaço Gourmet” (2015 – 2017), e é co-fundador do grupo de palhaçaria clássica “Circo Rodado”. Formado pela ESLIPA, Escola Livre de Palhaços no Rio de Janeiro (2015).MATEUS TROPO – Palhaço \/ Diretor \/Produtor\r\nFormado pela ESLIPA, Escola Livre de Palhaços no Rio de Janeiro (2015). É palhaço do projeto “Trupe da Saúde”, integra o coletivo criador de “Palhaçx Gourmet” desde 2015. É palhaço criador nas montagens “Reprises Pareadas” (2016) e “O Grande Show” (2018) da Cia. Circo Rodado; Circo di Duê (2010 – 2015) da Cia. Dusmininus; e em seu trabalho solo “O Gari” (2015 – 2018). Ator criador das montagens “A Coragem que Conserva os Dentes” (2015), Coletivo Clandestino, \Zé Malandro\” (2009 – 2011) GTI – Grupo Teatro do Imprevisto.”
Dia 27
A Máscara Teatral como instrumento de autoconhecimento com Tania Gollnick - Ateliê Ventos do Norte (SC) - 13:30hs
A Máscara Teatral como instrumento de autoconhecimento com Tania Gollnick - Ateliê Ventos do Norte (SC)

27.09
13:30hs
Atitude Centro de Dança
Sinopse: A proposta da oficina é utilizar as Máscaras Teatrais como ferramenta para investigar e experimentar possibilidades orgânicas de se relacionar com as formas animadas e com o teatro gestual. A Máscara Teatral não apenas oculta o rosto, mas traz o estado de prontidão, de presença, trabalha a precisão, estimulando a encontrar possibilidades expressivas com o corpo, descobrindo novos canais de comunicação com a plateia. Mas a oficina não é somente para atores e atrizes! Pessoas que desejam se autoconhecer e quem sabe rir de si mesmo, numa surpreendente descoberta inusitada das próprias características, trejeitos e formas e de ir além dos seus conhecidos limites serão bem-vindas. A Máscara liberta de julgamentos e permite que a pessoa experimente novas formas de ser e agir, sendo um exercício de autoconhecimento e aceitação.
Duração: 4h
Público: Acima de 18 anos, artistas, professores.
Sobre a artista: Atriz, roteirista, visagista, professora de Teatro e expressão e consciência corporal, formada em Artes Cênicas pela FURB – 1998, pesquisadora de Formas Animadas para Teatro e Audiovisual. Contemplada com o Prêmio Trajetória Cultural pelo Estado de SC. Recebeu o Certificado do Selo Social 2024. É professora de Artes para a terceira idade no JR Centro Geriátrico. Atua no longa-metragem Poropopó – produção da Samba Filmes – RJ. Criadora de Mãe Rua, espetáculo de rua selecionado em inúmeros editais e festivais. Em 2025, ministrou oficina de Uso de Máscaras para treinamento docente no projeto Aqui Tem Arte, através da Lei Rouanet, Witmarsum –SC, 2025. Selecionada no Edital Paulo Gustavo 2024 com Toska – uma Estranha Passageira, Mãe Rua nas Praças, Histórias de Camarim e Se eu não Acreditar, Ninguém Acredita. Foi oficineira no projeto Dançar e Brilhar – através da Lei Rouanet, no Estúdio Bianca Alcântara, com a oficina de Expressão e Consciência Corporal 60+. Participou do 3º Bonencontro com a Exposição “A Máscara Teatral”, no SESC Itajaí e ministrou as oficinas de Uso e Confecção de Máscaras na Casa de Cultura Dide Brandão. Ministrou a oficina “O Papel da Máscara nas Formas Animadas” no 2º Bonencontro, no SESC Itajaí. No Ateliê Ventos do Norte (desde 2010), teve o Espaço Cultural contemplado no edital da Lei Aldir Blanc – Navegantes – SC. Integrou o Projeto Mauá – RJ, com edições anuais, exposições e Oficinas de Uso e Confecção de Máscaras Teatrais. Foi uma das idealizadoras e diretora no Projeto Cabaré do Porto em 2014 (Prêmio Porto Maravilha – Prefeitura do Rio de Janeiro). Foi sócia integrante da Companhia do Gesto – RJ, desde 2002 (indicação de melhor atriz no Prêmio Zilka Salaberry, com o espetáculo Maria Eugênia) e uma das fundadoras do Gestopatas – RJ, grupo de pesquisa do Teatro Gestual, das Formas Animadas e Máscaras. Atua no espetáculo “Paco e o Tempo” (indicação de melhor atriz no FENATA – Ponta Grossa). Atuou nos Projetos Manguinhos em Cena com oficinas de Confecção de máscaras e interpretação e ministrou a oficina de teatro para crianças. No Projeto Rir é Viver, além de atuar em quatro espetáculos, também foi assistente de oficina e no Laboratório do Gesto – Prefeitura do Rio de Janeiro ministrou oficinas de Teatro Gestual para adultos.
Dia 28
Cuidado Em Cena com Maria Albers - Cia. Soltos no Espaço (RS) - 9hs
Cuidado Em Cena com Maria Albers - Cia. Soltos no Espaço (RS)

28.09
9hs
Atitude Centro de Dança
Sinopse: A oficina visa promover uma experiência de criação coletiva a partir da metodologia do Cuidado Em Cena, que vem sendo aporte de criação do repertório da Cia. Soltos no Espaço, uma companhia cênica inclusiva de Porto Alegre/RS, que transita na intersecção entre arte e cuidado. Desenvolvida e facilitada por Maria Albers, diretora da Cia. Soltos no Espaço, a partir de sua larga experiência como artista no universo do cuidado em Saúde Mental Coletiva, a oficina visa ser disparadora de novos processos de criação a partir do encontro entre pessoas com e sem deficiência psicossocial. A proposta é poder integrar a comunidade artística e a comunidade que acessa a rede de atenção psicossocial da cidade e região levando em conta o que fundamenta a metodologia do Cuidado Em Cena: que todo encontro está potencialmente carregado de conteúdos que desejam transbordar enquanto cena ou enquanto gesto de cuidado. Cuidado Em Cena já foi ministrada em formato de oficina ou de residência artística em diferentes capitais brasileiras: em São Paulo, em agosto de 2022, em João Pessoa, em julho de 2024, em Florianópolis, em maio de 2025 e em Porto Alegre, em junho de 2025, integrando pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos, assim como profissionais de Saúde e das Artes, numa experiência de criação cênica que busca cunhar a cada procedimentos. A oficina pode contar com a participação dos integrantes da Cia. Soltos no Espaço.
Duração: 4h
Público: comunidade artística e pessoas que atuam como profissionais ou usuárias da rede de atenção psicossocial do município e região.
Sobre a artista: Maria Albers é artista cênica, coreógrafa, diretora, cantora, educadora somática e produtora cultural. É graduada em Dança pela UERGS/FUNDARTE e especializada em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Possui formação em Antiginástica e em Somatic Experiencing. Em 2011, foi contemplada com o prêmio Açorianos de Melhor Bailarina por sua atuação em Solo Em Água Fervente, e em 2019, com o prêmio Açorianos na categoria Formação e Difusão em Dança, por seu projeto Cuidado Em Cena. Diretora da Cia. Soltos no Espaço, que atua na intersecção entre arte e cuidado em saúde mental, estreou Solo Em Água Fervente (2011), Para Ver Os Pássaros (2023) e Nós do Avesso (2023/2024). Dirigiu as videodanças Cartas Dançantes de Amor e Cuidado (2021) e Atravessar a Ponte (2025), esta última em parceria com Samuel Gambohan. É fundadora e vocalista da Banda Rezo de Rua. Por quase 15 anos atuou como artista e arte educadora no contexto do cuidado em Saúde Mental Coletiva, em Porto Alegre e região. Atualmente é professora de Dança na Rede Municipal de Florianópolis/SC.
Oficina de Pesquisa Teatral: O EU e a PERFORMANCE com Everson Silva (RS) - 14hs
Oficina de Pesquisa Teatral: O EU e a PERFORMANCE com Everson Silva (RS) - Nós Cia. de Teatro

28.09
14hs
Atitude Centro de Dança
Sinopse: A oficina de pesquisa teatral O EU e a PERFORMANCE tem como objetivo a vivência prática de trabalho cênico teatral, colocando seus participantes em prática de ensaio e elaboração do corpo arte em cena. A oficina acontece com foco na preparação e conscientização do corpo artístico, da presença cênica e desenvolvimento da criação artística. Sendo uma oportunidade para estudantes, público geral, artistas e não artistas que queiram participar em uma vivência artística e um contato com a criação teatral. O diretor Everson Silva, estabelece uma relação de reconhecimento do corpo artista através de exercícios coletivos e individuais, na pesquisa explora a consciência cênica, reportando a conexão da arte e o ser.
Duração: 4h
Público: Estudantes, público geral, artistas e não artistas que queiram participar em uma vivência artística e um contato com a criação teatral.
Sobre o artista: Há vinte anos é Diretor, Ator e arte-educador de Teatro. Fundador da NÓS CIA. DE TEATRO, formado em Pedagogia pela universidade Uniasselvi e Teatro pela Escola Depósito de Teatro. Realiza espetáculos e oficinas teatrais, vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro como melhor direção em 2013, na categoria revelação. Diretor artístico das companhias La negra e Cadica danças e ritmos, tendo desenvolvido atividades artísticas nas companhias Depósito de Teatro, Cia. Teatrofídico, P.A – Grupo de pesquisa e coletivo catarse. Diretor de espetáculos como: OXITOCINA (2025), ATO-CENA (2025), Transfordance- Cadica (2024), NÓS (2023), Flamenco Negro e Elevación – 25 anos La Negra (2022), Bolero que te Quiero – La Negra (2021), Voar (2020), Elas (2019) , NÓS em off ( 2018).
Formulário de inscrição Oficinas
Apoio



Incentivadora

Incentivo Estadual


