Coletivo Das Flor
O Coletivo Das Flor germinou em 2010, em Porto Alegre/RS, pela ação criadora de artistas de teatro, circo, dança, música, artes visuais e cinema. Desde 2020, o Coletivo atua entre os estados do RS e SC. Atualmente, está sediado na cidade de Garopaba/SC, onde promove formação em teatro e produz criações cênicas. O Das Flor nasce na diversidade de linguagens, tendo essa como uma de suas características, o que contribui para a criação de montagens variadas, tanto na sua atuação como no formato, tendo trabalhos desenvolvidos em diferentes espaços, como palcos italianos, rua, salas multiuso, audiovisual e meios digitais.
Os processos criativos propostos pelo Coletivo perpassam por espaços de convívio criativo-afetivos, em saídas de campo, intervenções urbanas e oficinas de artes integradas e teatro oferecidas à comunidade e a grupos sociais. A atuação na comunidade une a prática artístico-pedagógica com o compromisso social. A promoção de eventos culturais fortalece a diversidade, o engajamento coletivo e a formação de público, como o Primavera em Cena – Festival de Teatro de Garopaba, que é idealizado por este coletivo, e em 2025 produz a sua 3ª edição.
O Coletivo Das Flor, ao longo de sua trajetória, destaca diferentes trabalhos contemplados por editais e premiações na cultura: pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro com o trabalho “Projeto Das Flor” (2010); PróCultura/FAC/RS para o “Projeto Das Flor um diálogo Antropofágico com a Lomba do Pinheiro” (2014); pelo FUMPROARTE/PMPA para realizar espetáculos e o doc ficção “Sobre Maria e Terezas” (2018); a aprovação na Lei Rouanet para captação de duas edições do Áudio-drama “Bendita Sois Voz”; pelo Circuito Catarinense de Cultura- PNAB SC, com o projeto “Circuito Das Flor: em cena Chá para Perséfone” (2024). A 3ª edição do Primavera em Cena – Festival de Teatro de Garopaba (2025), produzida pelo Coletivo Das Flor, foi contemplada pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovada pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Garopaba e o incentivo da CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina.
Escola
O Coletivo Das Flor traz também o olhar formativo em seu núcleo de atuação, facilitando aulas de teatro e promovendo parcerias com outros artistas com o intuito de agregar outras linguagens à formação das artes da cena. Espaços de convívio e debates, como rodas de conversa, também integram o olhar formativo do Coletivo. Esses espaços contribuem na formação artística, mas, antes de tudo, na construção do corpo indivíduo-coletivo que está inserido em um mundo e pertencente a uma comunidade.
Para saber mais sobre o Curso de Teatro Coletivo Das Flor, você pode entrar em contato pelos canais de comunicação do coletivo.
Contato
Apoio



Incentivadora

Incentivo Estadual


